Definição e importância da análise de dados na gestão empresarial | Prepara Portugal
Conteúdo do curso

Definição e importância da análise de dados na gestão empresarial


Dados e Gestão

Você conhece a frase a seguir que fez muito sucesso no mercado de tecnologia e negócios? 

"Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que n​ão se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”, segundo William Edwards Deming.

Quis começar esse curso trazendo essa reflexão. Ela por si só já define a importância da análise de dados na gestão empresarial. Mas, eu vou dar um passo atrás e explicar os principais conceitos e princípios para  ajudar a compreender essa afirmação.

Dados, nada mais é do que o registro de uma informação. E o que é o registro dessa informação?

Vamos supor que você fez um pedido no aplicativo de delivery. Seu nome, e-mail, telefone, endereço, todas essas informações estão dentro do aplicativo.

Sendo assim, o seu "nome" é um dado, o "e-mail" é outro dado e, assim, sucessivamente, como no exemplo abaixo:


Enviar 

Agradecemos pelo seu feedback

Nossa equipe irá entrar em contato assim que tivermos novidades sobre o curso.
Enquanto isso, te convidamos a visitar o nosso site.

Mas nesse caso, estamos falando de você como cliente. Agora, pense como se você trabalhasse na estratégia de um aplicativo de delivery, quantas decisões você não poderia tomar tendo diversos dados dos seus clientes?

  • Qual a região que mais realiza pedidos?
  • Qual o ticket médio por pedido?
  • Quais os restaurantes que mais vendem?
  • Qual o tipo de comida que mais vende?
  • Entre outras.

Dessa forma, as decisões da empresa começam a ser tomadas de forma mais embasada e não mais por questões pessoais ou "achismo". Vamos supor o seguinte cenário:

Você é Head de Vendas do aplicativo de delivery XPTO e quer fazer uma ação de vendas para bater a meta de receita do mês. A partir da análise dos dados dos clientes, você entendeu que na região de Matosinhos ocorrem mais pedidos de comida japonesa.

Você é Head de Vendas do aplicativo de delivery XPTO e quer fazer uma ação de vendas para bater a meta de receita do mês. A partir da análise dos dados dos clientes, você entendeu que na região de Matosinhos ocorrem mais pedidos de comida japonesa. 

Assim, você promove ações de marketing e comunicação divulgando os principais restaurantes de comida japonesa daquela região e, a partir de estratégias de marketing digital, você direciona esses restaurantes para clientes que têm interesse nesse tipo de culinária em Matosinhos.​​

Para concluir a ação, realizamos um acompanhamento contínuo dos resultados, avaliando métricas como taxa de conversão de pedidos, engajamento com as campanhas e o retorno sobre o investimento. Com os insights obtidos, refinamos ainda mais as estratégias, garantindo uma conexão eficaz entre os restaurantes e os clientes. Dessa forma, conseguimos maximizar o impacto das ações, promovendo um aumento na receita do aplicativo, enquanto fortalecemos a fidelização dos usuários com ofertas relevantes e segmentadas, ajustadas ao perfil de consumo de Matosinhos.

Além de outros conceitos de tecnologia envolvidos nesse exemplo que vamos discorrer ao longo desse curso, essas técnicas e estratégias apenas são possíveis por causa da análise de dados.

Agora, vamos retomar a frase que iniciamos neste módulo e utilizar o caso acima para compreendê-la ainda melhor.

O Head de Vendas só conseguiu realizar essa ação porque ele tinha a localização dos pedidos, o tipo de culinária do restaurante e o preço do produto.

Ele sabia exatamente o que ele queria vender, onde ele queria vender e para quem ele queria vender.

Caso ele não tivesse essas informações, poderia ter investido em uma ação sem sucesso, o que geraria ainda mais gasto para a empresa.

Avaliação
0 0

Por enquanto não há comentários.